ACPEA estuda adiar Campeonato Amazonense para agosto (Foto: Gabriel Mansur)
Por Gabriel MansurManaus, AM
O Campeonato Amazonense poderá sofrer mudanças na próxima temporada. Em reunião entre os representantes da Associação dos Clubes Profissionais do Estado do Amazonas (ACPEA) - 14 dirigentes participaram do encontro - , realizado nesta quarta-feira, no hotel Quality, em Manaus, questões relacionadas ao calendário da competição foram abordadas. De acordo com o presidente da ACPEA, Cláudio Nobre, a intenção da associação é que o Barezão de 2016 ocorra a partir de agosto, mais precisamente no dia 20.Por Gabriel MansurManaus, AM
O motivo da possível mudança no calendário é por conta dos jogos do torneio de futebol, que ocorrem em Manaus, das Olimpídas de 2016. Por ser uma das sedes, os estádios oficiais da capital amazonense, como Arena da Amazônia, Ismael Benigno (Colina) e Carlos Zamith serão entregues ao Comitê Olímpico Internacional (COI) durante o primeiro semestre.
Cláudio disse que Aly Almeida, diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica (FVO), órgão responsável pela manutenção dos locais, afirmou que os palcos ficarão disponíveis apenas até o mês de março.
- A reunião serviu para discutirmos sobre o calendário do Amazonas em 2016. São apenas especulações, mas o planejamento inicial é organizar o Campeonato Amazonense em agosto. Segundo o Aly Almeida, não vai ter estádio depois de abril (Arena, Colina e Coroado). Eles serão entregues para o Comitê Olímpico Organizador.
Questionado se a alteração poderia prejudicar o Nacional, que na temporada de 2016 disputará, além do Barezão, Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro, Nobre minimizou.
- Nós alteraremos o calendário baseado nos jogos do Nacional pela Série D. Além disso, a Série D do ano que vem vai começar em maio, período em que o Amazonense de 2014 continuava em disputa - finalizou.
Juniores, Juvenil e Infantil
Se o campeonato profissional é estudado para começar em agosto, os torneios da categoria de base podem ocorrer no primeiro semestre, a partir de abril. Nobre afirmou que o planejamento inicial é que as disputam durem mais tempo.