terça-feira, 9 de maio de 2017

Era uma vez... Dez anos após ficar sem divisão, São Raimundo cai no estadual

Equipe teve queda confirmada neste sábado, ainda na 11ª rodada do Amazonense, antes mesmo de entrar em campo. Há 10 anos, clube era rebaixado na Série C


Por Manaus portal GE AM



O FIM DE UMA ERA
Se foi há 10 anos que o Tufão entrou em colapso, foi há duas décadas que o clube deu os primeiros passos rumo a melhor fase de seus 98 anos de história. Em 1997, foi campeão amazonense e, desde então, começou a acumular títulos atrás de títulos. No ano seguinte, levou o bicampeonato e, em 1999, 2000 e 2001, obteve a maior glória entre todos os times do Amazonas: o tricampeonato do Norte. 
Há dez anos o São Raimundo-AM, em crise financeira, montava um elenco amador para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. Resultado: queda e, consequentemente, sumiço do cenário nacional. Nas nove temporadas seguintes, a equipe buscou regressar, mas não chegou sequer a decisão do estadual. Até que desceu de vez ao fundo do poço, justamente no ano em que mirava o caneco para completar o centenário em uma divisão do Brasileiro. O sonho virou pesadelo, e o Tufão acabou rebaixado, pela primeira vez na história, à Série B do Amazonas. No seu 100º aniversário, vai estar disputando a divisão de acesso.
O momento é péssimo, mas não surpreendente. Pelo contrário. A tragédia foi anunciada no começo de 2017, quando a então diretoria, assim como há uma década, resolveu convocar amadores para um torneio profissional. A consequência foi o rebaixamento na 11ª rodada - de 14 - da primeira fase do Campeonato Amazonense. A ironia? O maior ídolo do time, Delmo, testemunhou o descenso do banco de reservas. Se pudesse, provavelmente calçaria a chuteira para impedir o premeditado. 
- Muito triste, mas não podemos nos revoltar com nada. A besteira foi feita lá no começo, quando o São Raimundo, sem finanças, colocou um time amador para disputar um campeonato de nível profissional. A culpa toda é dos diretores. Os garotos que ficaram estão indo à campo. Estão jogando, apesar de não terem tempo para treinar. Todos tentaram reverter o quadro, mas, infelizmente, não deu - disse o treinador interino, que ganhou espaço após Eduardo Clara promover um revezamento na função.