Equipe teve queda confirmada neste sábado, ainda na 11ª rodada do Amazonense, antes mesmo de entrar em campo. Há 10 anos, clube era rebaixado na Série C
Por Gabriel MansurManaus portal GE AM
O FIM DE UMA ERA
Se foi há 10 anos que o Tufão entrou em colapso, foi há duas décadas que o clube deu os primeiros passos rumo a melhor fase de seus 98 anos de história. Em 1997, foi campeão amazonense e, desde então, começou a acumular títulos atrás de títulos. No ano seguinte, levou o bicampeonato e, em 1999, 2000 e 2001, obteve a maior glória entre todos os times do Amazonas: o tricampeonato do Norte.
Há dez anos o São Raimundo-AM, em crise financeira, montava um elenco amador para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. Resultado: queda e, consequentemente, sumiço do cenário nacional. Nas nove temporadas seguintes, a equipe buscou regressar, mas não chegou sequer a decisão do estadual. Até que desceu de vez ao fundo do poço, justamente no ano em que mirava o caneco para completar o centenário em uma divisão do Brasileiro. O sonho virou pesadelo, e o Tufão acabou rebaixado, pela primeira vez na história, à Série B do Amazonas. No seu 100º aniversário, vai estar disputando a divisão de acesso.
O momento é péssimo, mas não surpreendente. Pelo contrário. A tragédia foi anunciada no começo de 2017, quando a então diretoria, assim como há uma década, resolveu convocar amadores para um torneio profissional. A consequência foi o rebaixamento na 11ª rodada - de 14 - da primeira fase do Campeonato Amazonense. A ironia? O maior ídolo do time, Delmo, testemunhou o descenso do banco de reservas. Se pudesse, provavelmente calçaria a chuteira para impedir o premeditado.
- Muito triste, mas não podemos nos revoltar com nada. A besteira foi feita lá no começo, quando o São Raimundo, sem finanças, colocou um time amador para disputar um campeonato de nível profissional. A culpa toda é dos diretores. Os garotos que ficaram estão indo à campo. Estão jogando, apesar de não terem tempo para treinar. Todos tentaram reverter o quadro, mas, infelizmente, não deu - disse o treinador interino, que ganhou espaço após Eduardo Clara promover um revezamento na função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário