sábado, 29 de janeiro de 2011

HISTORIA

O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 18 de novembro de 1918, logo após do fim do "boom" da Borracha em Manaus.O nome deve-se ao bairro, que por fim deve este nome ao santo, que nasceu em 1204 na Espanha. O bairro em Manaus foi, por muito tempo, latifúndio da Igreja Católica, no século XIX, até que migrantes nordestinos viessem lá residir. São Raimundo está localizado à 200 metros do Centro Antigo de Manaus, separado deste pela Ponte Fábio Lucena, que só foi inaugurada em 1986.
Voltando à história do clube, em 1915 Francisco Rebelo e o Professor Assis fundam o Risópolis Clube Recreativo. Mais tarde, em maio de 1918, mudam o nome para Risofóles, que meses depois acaba; transformando-se finalmente num nome que identificasse o proletário bairro, daí o nome de São Raimundo.Alguns dos fundadores do São Raimundo são: Sr. Belmiro Costa, Sr. Olímpio Carvalho, Sr. Carlos Frederico, Sr. José Quincas, Sr. Vidal, Sr. Sena e Sr. Queiróz. O presidente desse novo clube era o "batalhador" Francisco Rebelo.
O maior e mais ferrenho rival do "Tufão" - como o clube é conhecido - é o Sul América do bairro vizinho da Glória, que desde 1932 (ano em que foi fundado) acirra as disputas com o time "colinense". A partir de 1956, o sempre inteligente jornalista Irisaldo Godô apelida o São Raimundo de "Tufão" e o Sul América de "Trem" e começam os tradicionais clássicos "Galo-pretos" (por causa do tradicional despacho de UMBANDA realizado antes dos jogos).
A Primeira sede do São Raimundo localizava-se na mesma "rua da Ponte", rua 5 de setembro. Antes desta data, as reuniões eram em locais aleatórios.O São Raimundo, ou "Mundico", ou "Tufão", ou ainda, "São Rai" só chegou na Primeira Divisão da antiga FADA em 1955, disputando no ano seguinte junto aos "grandes" de Manaus.Dono de uma torcida apaixonada, que mesmo quando o São Raimundo deixou de participar dos campeonatos amazonenses (de 1980 a 1983 e 1994 e 1995) nunca deixou de torcer pelo seu time e em ter esperança de sua volta aos gramados.O São Raimundo, atuando a apenas 5 anos no profissionalismo arrebatou o Título Amazonense de 1961. O outro título viria 5 anos depois, em 1966, sendo o primeiro campeão profissional do Amazonas, que neste campeonato tinha a recém criada FAF (Federação Amazonense de Futebol. Esse campeonato só terminou em 1967.
Durante muitos anos, o "Tufão" foi o dono da quarta maior torcida do estado, atrás de Nacional, Rio Negro e Nacional. Com a sua definitiva volta aos estádios em 1996, o clube fez com sua torcida quintuplicasse em números e pode-se dizer hoje que está no mesmo nível do Nacional e do Rio Negro, sendo que nos últimos 4 anos, sempre esteve nas primeiras posições em presença nos estádios. Note-se que o Bairro de São Raimundo possui cerca de 10 mil moradores.
Após o titulo estadual de 1966, o clube passou por diversas crises econômicas. Tanto é que nos anos 80, o clube quase vendeu seu estádio e o mesmo quase fecha suas portas.O São Raimundo a partir de 1996 "renasceu" para o Amazonas. Ivan Guimarães e Maneca, nacionalinos fanáticos - o primeiro, radialista e ex-setorista do Nacional, o segundo, Presidente do Nacional durante 10 anos -, colocaram a idéia para a presidência do Tufão de se criar um Departamento Autônomo dentro do clube. Orlando Saraiva (então presidente do São Raimundo) mais os outros diretores acataram e acreditaram na idéia. O que eles iriam perder? A partir daí o São Raimundo rapidamente chamou ninguém mais, ninguém menos que um dos maiores treinadores do Brasil: Aderbal Lana, o mesmo que ganhou o tricampeonato matogrossense pelo Mixto em 1982, e que levou esse mesmo clube a ser uma grata surpresa no Campeonato Brasileiro de 1985, o mesmo que embalou o sonho e o orgulho em ser nacionalino em 1985-1986-1987, no tempo da "Máquina Azul", que derrotou Atlético-MG, Internacional-RS, Santa Cruz-PE, Palmeiras-SP, etc... e, a partir daí, inscreveram o "Tufão" no Campeonato Brasileiro da Série C de 1996. Os resultados foram ruins naquele primeiro momento, mas a dupla continuou seu trabalho incessante, que deu frutos no tricampeonato amazonense (1997/98/99), no terceiro lugar na última Copa Conmebol em 1999 e no vice-campeonato brasileiro na Série C desse mesmo ano, culminando com o acesso à Série B, sem falar no tricampeonato da Copa Norte. Além disso, veio o reconhecimento nacional para o clube, disputando a Copa dos campeões em 2001, quando já havia sido o campeão da seletiva empatando com Sport-PE em Recife e vencendo o Goiás-GO em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário