sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

HOMENAGEM 100 ANOS

HOMENAGEM 100 ANOS. Eterno Tufão da Colina
                                           Em Pé: Chagas, Amadeu, Ciro, Nozor, Tintino, Zeca Barbeiro, Waldemar Calendário.
                                           Agachados: Astério, Beleleu, Bandeira, Eneas, Aguiar




Foi fundado oficialmente em 18 de novembro de 1918, a partir junção do seu precursor Risófolis Clube Recreativo e de outros clubes amadores do bairro.
Conhecido como o “Tufão da Colina”, que também lhe serve como mascote. As cores azul royal e branco são suas cores oficiais, embora fosse cogitado adotar a cor vermelha em seu uniforme por causa da túnica do santo. Sendo sua principal modalidade, o futebol, é um dos principais times do Amazonas, tendo conquistado sete campeonatos Amazonenses e três Copas Norte, sendo o maior campeão do torneio regional e o único time amazonense que conquistou títulos oficiais fora do Estado.
Em âmbito nacional, possui um vice-campeonato do campeonato Brasileiro de Futebol, da série C e um torneio seletivo para a Copa dos Campeões. Entre outros feitos, o São Raimundo foi o único do clube amazonense a ter participado de um torneio internacional oficial, a Copa Conmebol de 1999, da qual foi semifinalista. O clube ainda participou por seis edições seguidas da Série B e oito edições da Copa do Brasil.

A origem de um time vencedor

O São Raimundo Esporte Clube foi fundado oficialmente no dia 18 de novembro de 1918, logo após do fim do “boom” da Borracha em Manaus. O nome deve-se a comunidade onde este é sediado, que por fim deve este nome ao santo, também padroeiro do bairro, que pertencia a Igreja Católica, no século XIX
Antes do São Raimundo ser oficialmente fundado, considera-se que o clube teve alguns percursores entre 1915 e 1918 como outros clubes que pode ser considerado o próprio São Raimundo ainda em existência informal. Em 1915, época do “boom” no futebol no Amazonas, foi fundado o Risópolis Clube Recreativo por ideal de Francisco Rebelo e o Professor Assis.
O primeiro presidente desse novo clube foi Francisco Rebelo, idealizador do Risófolis. A primeira sede do São Raimundo localizava-se na mesma “rua da Ponte”, a rua 5 de setembro. Antes de ter uma sede, as reuniões do clube eram em locais aleatórios e o seu campo velho de treinamento ficava onde hoje encontra-se o Colégio Estadual Pedro Silvestre e a atual sede social do clube.
Desde a sua fundação, o São Raimundo viveu grande parte de sua existência disputando torneios não oficiais e amadores, mas sua força já era reconhecida, pois arrastava multidões para apoiá-lo. O clube filiou-se à FADA (precursora da FAF) somente no final de 1955, disputando a Primeira Divisão do estadual em 1956, junto com os “grandes” de Manaus.
O escudo é uma inspiração que veio do time carioca São Cristóvão de Futebol e Regatas, antigo clube tradicional do Rio de Janeiro, que foi campeão do Torneio Início do Campeonato Carioca em 1918, além da inspiração, há a semelhança de ser um time nascido nos braços da comunidade e ambas regiões, bairros do São Raimundo e São Cristóvão.
O uniforme principal do São Raimundo é caracterizado por camisas com listras verticais alternando entre as cores azul royal e branco, com o escudo no lado esquerdo próximo ao coração, combinado com shorts e meias azuis. O uniforme reserva é na cor branca. O Hino oficial do São Raimundo é de autoria de Francisco da Silva e foi composto em 1997.
O primeiro jogo interestadual em 1929 contra o Paysandu Sport Club que realizou quatro amistosos em Manaus, contra o Cruzeiro do Sul, Rio Negro, Nacional e seleção do Amazonas. A diretoria do São Raimundo resolveu ousar e convidou o campeão paraense para um grande amistoso na sua comunidade.
O jogo não estava programado, mas a delegação paraense fez questão de aceitar o convite de bom grado, pegando o barco rumo ao bairro periférico da cidade.
Mesmo com esse fator positivo, o Tufão no ano do seu centenário, sofreu mais um rebaixamento na série principal do futebol local. Uma pena para a diretoria, associados, torcedores, e para àqueles que ajudaram a montar uma bonita história nestes cem anos de existência. Parabéns Tufão!
Reportagem: Eliomar Castro, Alternativa Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário