sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Nossa Casa


De Colina à Ismael Benigno
Inaugurado em 1961, com o nome de Estádio Gilberto Mestrinho, foi apenas em 1977, após sua primeira grande reforma, que a famosa ‘Colina’ passou a se chamar Estádio Ismael Benigno, homenageando aquele que é conhecido como o maior benfeitor do São Raimundo Esporte Clube, do qual foi fundador, e “o mais querido filho” do bairro de mesmo nome, localizado na zona oeste de Manaus.

Para a família de Benigno, toda nascida no bairro de São Raimundo, sempre foi motivo de orgulho ser reconhecida pelos méritos que, segundo o neto, também chamado Ismael Benigno, são todos do avô.

“Numa época em que a crônica esportiva e o rádio andavam ao lado do futebol, ele se dividia entre a rádio Difusora e o clube. Seu Ismael foi o responsável direto por cada uma das fases de construção do estádio. Como o esforço era quase pessoal, a obra era inaugurada em etapas: primeiro o campo, depois os muros, as arquibancadas e assim por diante. Cada etapa era inaugurada com festa”, relembrou.

Ismael Neto contou que, hoje, 36 anos após a morte de ‘Seu Ismael’, seu avô ainda é querido e lembrado no bairro.

“Tenho o orgulho de ter sido um dos poucos clientes do Jokka Loureiro, dono de uma famosa peixaria da região, a ter recebido permissão para ficar no restaurante após o horário de funcionamento”, brincou.

“No dia em que nos conhecemos, eu disse meu nome ao Jokka e, como resultado, ganhei uma taça de presente, além de poder ouvir, mais uma vez, sobre como meu avô é querido até hoje”.

Ismael Benigno foi vereador, deputado estadual e nomeado Prefeito de Manaus, em 1958, pelo então governador Plínio Ramos Coelho. A vida política o iniciou na prática de atender a população carente em sua própria residência. 

“Ele foi político querido, o que é algo raríssimo hoje em dia. Mesmo depois de deixar a vida pública, uma romaria se aglomerava na porta de sua casa, diariamente, atrás de mantimentos, fraldas, remédios, roupas e todo tipo de ajuda. A mesa de jantar da família estava sempre cheia dessas coisas”, declarou Neto.

Após sua morte, em 1978, a diretoria do São Raimundo decidiu homenagear Ismael dando à Colina o nome de Estádio Ismael Benigno. No ano seguinte à morte de Benigno, a vereadora Josefa Vasquez deu o nome de Praça Ismael ao logradouro em frente à igreja de São Raimundo Nonato, em Manaus.

fonte: blog do rogerio machado:    http://blogdorogeriomachado.blogspot.com/2014/12/nomes-de-estadios-em-manaus-abrigam.html
video: B4Air:    https://www.youtube.com/channel/UCCb9n2FNn3omWX40pr0AthA/featured

Nenhum comentário:

Postar um comentário